BRMALS RAO 2016 - Relatório Anual

RELÁTORIO ANUAL 2015

Ambiental

SOBRE A BRMALLS

Consciência Social e Ambiental

Cuidando das gerações futuras

Desde o início, a BRMALLS introduziu as melhores práticas operacionais e financeiras em seus shoppings. Ao longo dos anos a BRMALLS coloca em prática diversos projetos que vão ajudar o meio ambiente e vão permitir que a companhia cresça de uma maneira cada vez mais sustentável. Seja incentivando a conscientização dos clientes ou tomando medidas internas, a BRMALLS melhora cada vez mais o ambiente que a cerca. Veja abaixo algumas das práticas que adotamos em nossos shoppings:

Reciclagem

Sabemos bem o impacto causado pelo lixo urbano em nosso planeta, portanto, a reciclagem é uma prática muito importante e obrigatória em nossos shoppings. O lixo produzido por todos os shoppings administrados pela BRMALLS é separado em diferentes lixeiras para diferentes tipos de resíduos. Essas lixeiras são identificadas e localizadas nos corredores e nas praças de alimentação dos shopping centers. Também providenciamos tratamento adequado para tipos especiais de lixo, como baterias, lâmpadas fluorescentes e óleo.

Economia de Energia

Focamos nossos esforços na busca de novos meios de economizar energia. Dentre os projetos executados, está o Retrofit de CAGs (Centrais de Água Gelada). O projeto consiste na troca dos equipamentos de ar condicionado antigos por modelos mais eficientes, com redução significativa do consumo de energia e, consequentemente, impacto positivo na sustentabilidade. Além disso, compramos energia no mercado livre de fontes incentivadas, como PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e PCT (Pequenas Centrais Termoelétricas). Estas categorias de usinas contribuem com o viés sustentável na medida em que causam impacto bastante reduzido ao meio ambiente, quando comparadas com fontes tradicionais de energia.

A partir do ano de 2014, diante de uma crise no fornecimento e distribuição de energia, além de discussões sobre um eventual racionamento, a BRMALLS direcionou foco às ações inovadoras e sustentáveis. De forma a se prevenir e proteger seus ativos do cenário atual, essas ações evitam o desperdício de energia e garantem o abastecimento e a operação otimizada de seus shoppings.

Ações para a economia de energia

- Iluminação LED

O objetivo da BRMALLS na substituição das lâmpadas convencionais pelas lâmpadas de LED é ampliar a eficiência da iluminação de seus shoppings. Como as lâmpadas LED oferecem baixo consumo energético (80% menor), se comparadas às lâmpadas convencionais, além de possuírem alta durabilidade e emitirem menos de calor, o projeto visa economizar energia e diminuir os custos condominiais dos shopping da Companhia. O projeto foi implementado com sucesso no Shopping Tijuca, reduzindo o consumo de iluminação comum do shopping em aproximadamente 50%, e está em andamento em 4 outros shoppings da BRMALLS: Center Shopping Uberlândia, Goiânia, Campinas e Jardim Sul.

- Monitoramento centralizado de energia

Com a implantação de um sistema de monitoramento que permite a centralização dos dados de demanda e consumo de energia de todos os seus shoppings em um único ambiente, a Companhia visa ter um maior controle e mapeamento do uso da energia, permitindo o acompanhamento corporativo de variações das grandezas elétricas e atuação com mais agilidade e senso de urgência em cenários de contingência.

- Incentivo à redução do consumo de energia pelos lojistas

Projetos voltados para a conscientização do consumo consciente de lojistas em 5 de nossos shoppings: NorteShopping, Catuaí Londrina, Shopping ABC, Center Shopping Uberlândia e Del Rey. A iniciativa consistiu na organização de eventos focados na sustentabilidade e redução do consumo de energia com palestras de especialistas e divulgação de boas práticas. Parcerias com consultoria de eficiência para visitar os lojistas desses shoppings e realizar diagnóstico completo de todas as oportunidades de redução de consumo e substituição de equipamentos. O projeto conseguiu reduzir consideravelmente o consumo energético e consolidar a cultura sustentável em nossos lojistas. Esse ano estamos estendendo o projeto para os outros shoppings da Companhia.

- Reutilização e Conscientização do uso de águas

Na BRMALLS temos a consciência da importância da água para nosso planeta e, por isso, adotamos diversas medidas para diminuir o consumo. Em nossos shoppings, buscamos educar tanto nossos clientes quanto nossos funcionários. Seja através de adesivos colados nos banheiros, cartilhas para lojistas e terceiros, seja em treinamentos específicos. Além disso, reutilizamos e tratamos a água que consumimos em diversos de nossos shoppings. Em diversos de nossos shoppings, fazemos captura de água da chuva e possuímos estação de reuso de água, como Maringá, NorteShopping, Granja Vianna, Tamboré, entre outros.

Responsabilidade social

A BRMALLS é a maior Companhia do ramo de shoppings do Brasil, atingindo um grande número de consumidores. Como tal, sabemos bem da nossa capacidade de influenciar as comunidades em que estamos situados. Todos os anos, emprestamos nossas áreas comuns dos shoppings para campanhas de vacinação e prevenção de doenças, organizamos workshops educacionais para idosos e crianças e oferecemos esses espaços para organizações não governamentais (ONGs) angariarem fundos. Além disso, distribuímos doações para orfanatos e ONGs na época do Natal.