BRMALS RAO 2016 - Relatório Anual

RELÁTORIO ANUAL 2015

Pessoas

SOBRE A BRMALLS

Investindo em nossos talentos

Nossos funcionários, capital intelectual, são nosso patrimônio mais importante e acreditamos que temos a melhor equipe do setor no Brasil. A nossa posição como principal Companhia do ramo de shoppings e nosso plano de crescimento acelerado atrai os melhores profissionais do mercado. Dessa forma a BRMALLS tem uma cultura forte de realização e entregas.

Investindo em pessoas

A BRMALLS encerrou 2015 com cerca de 1.140 funcionários, dos quais aproximadamente 708 estão alocados nos nossos shoppings.

Nossa equipe de gente e gestão dedica bastante tempo e esforço para desenvolver nosso time, recrutamos profissionais externos ou internamente via o programa de indicações ou com as melhores consultorias de RH do mercado e, além disso, temos dois programas estratégicos para atrair talentos:

Programa Trainee e Estágio

Os programas trainee e estágio da BRMALLS foram criados para atrair e treinar jovens talentos para se tornarem futuros líderes e ocuparem cargos estratégicos dentro da Companhia. Das turmas anteriores 3 trainees são superintendentes, 7 gerentes, 10 coordenadores e 10 são sócios da companhia. O Programa Trainee de 2016 contou com 15.336 inscritos, sendo 64% dos candidatos dentro do perfil desejado, e 02 trainees foram selecionados.

Treinamento Greenbelt

O GreenBelt é uma certificação da Seis Sigma que oferecemos às nossas turmas de Trainee, com o intuito de desenvolver sua capacidade analítica, solução de problemas, foco no resultado e gestão da complexidade. A certificação consiste na elaboração e apresentação de um projeto robusto, em que a dupla deve atuar realizando análises com um determinado indicador da companhia e, consequentemente, elaborar um plano de ação para melhorar esse indicador, de acordo com a demanda e meta da empresa. Os projetos são desafiadores e buscam tirar o Trainee de sua zona de conforto, para desenvolver suas habilidades em segmentos diversos. O projeto é feito de acordo com a metodologia DMAIC e é apresentado no final do ano para o board de Diretores Executivos da empresa.

Compensação de acordo com desempenho

A cultura da BRMALLS é muito focada em resultados e baseia-se na meritocracia. Nossos funcionários seguem metas específicas, bem como em uma avaliação 360°, na qual a remuneração é baseada 80% em metas objetivas. Determinamos um conjunto de metas para cada funcionário e nosso programa de compensações variáveis é vinculado à conquista das metas individuais e coletivas. Para acompanhar o desempenho da equipe, implantamos uma ferramenta de desempenho gerencial que mede o progresso das metas mensalmente. Realizamos reuniões mensais de desempenho para monitorar o progresso de cada meta estabelecida. Os outros 20% da remuneração é baseado nas metas subjetivas, que são representadas pelo Sistema de Avaliação de Desempenho 360°. O sistema é um mecanismo para avaliar o desempenho individual com base na opinião dos pares, subordinados e gestores. Esta avaliação alinha a cultura e os valores da Companhia aos dos funcionários e funciona como ferramenta motivacional para que os funcionários saibam como são vistos pela Companhia, o que está a espera deles e acima de tudo traça seu desenvolvimento profissional na empresa.

Plano de Opção de Compra de Ações

Concedemos opções de compra de ações a funcionários chave da Companhia. Nosso plano de opção de compra de ações busca reter esses funcionários, e alinhar seus interesses aos interesses de nossos acionistas, reforçando o senso de propriedade em nossos colaboradores. Atualmente a Companhia possui 27 sócios, nos níveis de Diretoria, Gerência e Coordenação.

Programas de Desenvolvimento

PDN: Programa de Desenvolvimento no Negócio - tem como objetivo alinhar e ampliar conhecimento do negócio "Shopping Centers" na visão BRMALLS, tendo palestras da indústria de shoppings e das áreas da companhia com nossos próprios Gerentes e Diretores da cia. O público alvo do PDN são trainees, gerentes e superintendentes. A ocorrência é anualmente e a duração de cada programa é de dois dias.

PDL: O PDL (Programa de Desenvolvimento de Liderança), lançado em 2011, é o treinamento mais robusto da empresa para formação de líderes. Atualmente composto por três módulos, a BRMALLS, em parceira com a Mandelli Consultoria, busca formar nossos líderes em temas como gestão de equipe, estilos de liderança, confiança, dentre outros. O primeiro módulo do PDL, voltado para níveis de Coordenação, busca promover uma visão ampla dos conceitos básicos de gestão de pessoas para um público que está vivenciando sua primeira liderança efetiva. Já o segundo módulo, voltado para níveis mais sênior, propõe uma abordagem mais profunda dos temas de liderança, através do autoconhecimento e de trocas de experiências. Por fim, o terceiro módulo do PDL, feito com pessoas que já fizeram o segundo módulo, busca reciclar os conceitos aprendidos no treinamento anterior além de promover discussões relevantes no que tange à aplicação dos conceitos na realidade prática.

Programas de Excelência

PES: Programa de Excelência em Shopping - tem como objetivo padronizar processos excelentes, aumentar receita, diminuir custos e mitigar riscos. O programa é composto por 9 maratonas, englobando os processos chaves da administração de todos os Shoppings. O objetivo dos shoppings é realizar os processos de acordo com o manual do PES e possuir evidências para prová-los na etapa de auditoria. Cada maratona vale 1.000 pontos, onde 500 pontos estão relacionados a processos e 500 relacionados a resultados. São 3 autoavaliações no total, medindo a execução dos processos e resultados. Após a medição dos indicadores é dado início à auditoria externa e os pontos são contabilizados. O shopping que realizar os processos da forma correta, seguindo a excelência exigida pelo programa será pontuado. Os três shoppings que obtiverem a maior pontuação são convocados para Premiação da entrega dos Troféus pelos Diretores e CEO, recebem uma premiação monetária e também ganham visibilidade por toda a cia.

PED: Programa de Excelência em Desenvolvimento - tem como objetivo identificar e disseminar as melhores práticas para alcance de resultados cada vez melhores. O PED é dividido em 13 maratonas como obras, pré-operacional e rotinas e controles do coordenador comercial. A competição nesse caso não é de shoppings, mas sim de equipes que representam um projeto. A equipe consiste em 8 pessoas, liderada por um Gerente e Coordenador de projeto. Participam do programa apenas greenfields e expansões, com a fase de obra prevista para o ano. A avaliação é por meio de três autoavaliações e o check é realizado por uma auditoria externa a cada autoavaliação enviada. O projeto que obtiver a maior pontuação é convocado para a Premiação de entrega dos Troféus pelos Diretores e CEO e recebe uma premiação monetária, além da visibilidade por toda a cia.