BRMALS RAO 2016 - Relatório Anual

RELÁTORIO ANUAL 2015

Vetores de Crescimento

M&A

Vendas

Desde sua fundação, a BRMALLS teve um acelerado crescimento por aquisições. Foram 40 ao longo dos primeiros anos da Companhia, aliada ao desenvolvimento de 10 novos shoppings e 20 expansões. Em 2011, a BRMALLS iniciou um processo de reciclagem de ativos com destaque para 2014, quando vendemos participações parciais ou integrais em 6 shoppings. No ano de 2015, continuamos com a estratégia de reciclagem de portfólio a fim de vender participação em ativos nos quais possuímos participação minoritária e não administramos o Shopping ou ativos nos quais esperamos crescimento abaixo da média da companhia para os próximos anos. Realizamos no ano de 2015, um total de 4 vendas de participação das quais 3 foram desinvestimentos integrais do ativo. No ano, vendemos ao todo 41,9 mil m² de ABL próprio, o equivalente a 4,2% do nosso ABL próprio ao final do ano de 2014. O valor de venda dos 4 ativos ultrapassou R$370,0 milhões.


Expansões


Capim Dourado

Inauguramos no dia 30 de Junho de 2015 a primeira expansão do Shopping Campim Dourado, único shopping do Estado, com 7,5 mil m² de ABL. Inaugurado em 2010, fica localizado na cidade de Palmas, estado do Tocantins. O shopping atende os 250 mil habitantes da capital além de mais de 200 mil habitantes em cidades próximas. Palmas é a capital com o maior índice de crescimento populacional na última década. A região possui um forte polo educacional, contando com escolas e universidades que somam mais de 30 mil alunos. Aproximadamente 30% da população é empregada no serviço público, o restante em construção civil, serviços, educação e saúde.

O shopping já contava com uma forte ancoragem que reúne grandes marcas do varejo nacional, como Cinemark, Casas Bahia, Lojas Americanas, Vivara e Le Lis Blanc, além de Riachuelo, Renner e Marisa. Com a expansão, o shopping que já é referência de consumo em Tocantins fica ainda melhor com mais conforto e opções de compras. A expansão adiciona 51 novas lojas ao shopping além de uma praça de eventos com 15 metros de pé direito e 12 metros de largura e um novo estacionamento com 200 vagas cobertas. As novas operações incluem: C&A, Brooksfield, Polo Wear, Carmen Steffens, Le Postiche, O Boticário, Mr. Cat, Mormaii, entre outras. Estima-se que a expansão gere 1.200 novos empregos.



Campinas Shopping

No dia 4 de Maio de 2015, inauguramos a primeira expansão do Campinas Shopping feita pela BRMALLS. Inaugurado em 1994, o Campinas Shopping ganhou o nome da Cidade em sua primeira expansão que ocorreu em 2002. Localizado na região Oeste da cidade que possui uma população estimada de 600 mil habitantes e com enorme potencial de crescimento devido a franca expansão do aeroporto Internacional de Viracopos, que se torna um dos principais terminais aeroportuários do país, e está a apenas 15 minutos do shopping. As cidades vizinhas, com cerca de 900 mil habitantes, e os 10 municípios ao redor aumentam sua área de abrangência o que representa inúmeras possibilidades de crescimento para o empreendimento.

A BRMALLS adquiriu 100% da participação do shopping no dia 25 de maio de 2008. Já nos 6 meses subsequentes a aquisição, conseguimos contabilizar significativas evoluções do shopping, como aumento de 39% do NOI, aumento de 2,7 p.p. na taxa de ocupação e queda de 8,5 p.p. na inadimplência.

Com a nova expansão, adicionamos 4,9 mil m² ao ABL total do shopping, alcançando 34,6 mil m². A expansão trouxe ao shopping 3 Âncoras (C&A, Centauro, Preço Center), 1 Megaloja, 6 Satélites, além de uma unidade do Detran SP de 1,9 mil m², com uma expectativa de 3.000 atendimentos por dia. No primeiro dia de operação foi possível perceber o grande fluxo que o Detran proporcionará ao Shopping.



Shopping Estação BH

Em dezembro inauguramos a primeira fase expansão do Shopping Estação BH, localizado na Av. Cristiano Machado, 11.833, uma importante região de crescimento da cidade de Belo Horizonte. Inaugurado em 2012 o Shopping Estação BH é o 6° Greenfield da BRMALLS e fica estrategicamente em uma confluência de três vias, na qual abrange a Avenida Cristiano Machado, Dom Pedro I e Vilarinho, gerando enorme fluxo na região.

A expansão do Shopping Estação BH foi a segunda expansão de um Greenfield da BRMALLS. O shopping já contava com uma forte ancoragem que reúne grandes marcas do varejo nacional como C&A, Casas Bahia, Centauro, Cinépolis, Fast Shop, Leader e Lojas Americanas. Com a expansão, o shopping que já é referência de consumo em Belo Horizonte fica ainda melhor com mais conforto. Conhecida pela grande demanda por lojas de alimentação, a expansão inaugurou com 6 novas operações de fast-food que vieram fortalecer ainda mais a praça atual, sendo elas: Koni, Meliá, Na Brasa e Burger King. Com o objetivo de atender cada vez melhor seus clientes, a expansão também contou com o fechamento e climatização de todos os níveis da varanda, além do aumento da área de mesas e cadeiras.

A segunda fase da expansão irá inaugurar em 2018 e adicionará mais de 20 novas lojas no shopping totalizando1,4 mil m² de ABL total e 0,8 mil m² de ABL próprio.